Páginas

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Excesso de Sódio?

A minha rotina é muito puxada. Saio de casa às 7h30 e chego às 23h, quase sempre. Trabalho e depois pós.

Por conta disso, a alimentação acaba sofrendo. Principalmente o jantar. Chegar em casa às 23h e fazer algo pra comer... aff que preguiça!


O que tenho feito: de seg a qui, normalmente tenho tomado sopinhas instantâneas. Knorr e Vono (a melhor e mais calórica rs). Só quando tem comida que sobrou do fds ou que a empregada faz algo (na terça) que como outra coisa sem ser a sopa. Normalmente tomo a sopa + suco ou mate + gelatina ou iogurte.

Tem sido assim desde que resolvi começar a dieta. Antes comia pão, biscoito, qualquer outra coisa rápida...

Tudo bem que a dieta diz para eu jantar salada + carne + azeite + fruta. Mas cadê disposição?!


Até hoje estava tomando minhas sopinhas na boa. Sem problemas. Aí vem a Luciana e fala sobre excesso de sódio. "Ah? O que?" Resolvi procurar no Dr. Google rs


"O sódio é necessário para que o corpo funcione corretamente, pois ajuda a manter o equilíbrio dos fluidos, auxilia na transmissão de impulsos nervosos e influencia na contração e relaxamento dos músculos. Em quantidades excessivas, o sódio não é totalmente eliminado pelos rins e faz com que o corpo retenha líquidos, aumentando seu volume. Isso ocasiona uma elevação na pressão arterial, que pode levar à falência congestiva do coração, cirrose e doença dos rins.


A recomendação é que a ingestão de sódio seja entre 1.500 e 2.400 mg diários. É importante ser um consumidor consciente e ficar de olho nos rótulos das embalagens para saber a quantidade de sódio presente no alimento. Evite os produtos que tenham componentes com sódio no nome (bicarbonato de sódio ou glutamato monossódico) e fique atento ao conteúdo de sódio em alguns medicamentos, como certos antiácidos e antiinflamatórios.


Existem diversas maneiras de controlar a ingestão de sódio. Veja estas dicas:


  • Coma mais alimentos frescos e menos industrializados; frutas e vegetais têm baixíssima quantidade do mineral e são ótimas opções. Se for consumir produtos industrializados, escolha aqueles com menor nível de sódio, checando a tabela nutricional nas embalagens.

  • Remova o sal dos alimentos sempre que possível - isso não afeta a qualidade do prato.

  • Deixe molhos de salada, ketchup, mostarda e azeitonas fora do seu cardápio.

  • Para dar sabor aos alimentos, use ervas como orégano, noz moscada, alecrim e manjericão, além de raspas de limão e laranja.

  • Não procure imediatamente pelo saleiro quando sentar à mesa. Em vez disso, aprenda a selecionar e a preparar alimentos com menos sódio. Usando menos sal, você pode sentir melhor o sabor do alimento. Com uma pitada de bom senso e outra de prudência, você consegue mudar de hábito. "

Sopa de Ontem: Espinafre com Queijo - Vono


Sopa de Hoje: Carne com Batata e Croutons - Knorr




Fiquei na neura agora se estou fazendo besteira ou não. Em todo caso, vou tentar revezar com comidinha normal mesmo. Apesar de que eu nem ligo pra sal... por mim a comida podia ser quase sem sal. :-)

5 comentários:

O Profeta disse...

Porque sonhas com o outro lado
Enches o vazio da eterna espera
Amas quem não podes ter
Pintas de realidade a quimera


A liberdade do pensamento vive entre dois mundos…


Convido-te a conhece-la…


Bom fim de semana


Mágico beijo

Carlinha Fernandes disse...

Caramba Tha, cada sopinha dessa é quase o valor total do dia recomendado né? Menina tbm não sabia disso, mas olha nao sei como vc aguenta essas sopinhas, acho todas com gosto horrível, parecem água suja sei lá, rsrs, a vono nunca experimentei....bjos e bom final de semana...

Anônimo disse...

Nussa que vida agitada em amiga.!
tem que ter um pique mesmo heim!

bzaoo e otemo final de semana.!

Neblina Orrico disse...

Já que vc gosta de sopa, uma sugestão: sopa de abóbora batida no liquidificador! Não tem muitas calorias, é gostosa e não vai ter muito sódio. Pede pra sua empregada deixar cozida e temperada. Daí, vc só vai ter o trabalho de bater no liquidificador e tomar. É uma delícia! Beijo, Neblina.

Unknown disse...

Oi Thais, tb concord com a Neblina, sopa natural é bem melhor e mais saudável. Estes produtos industrializados são práticos mas devido a necessidae de conservação eles abusam no sódio. Igual o miojo, desde que casei e depois que tive meu filho, me tornei adepta ao miojo e ao microondas, só que cozinho o macarrão e tempero com as coisinhas que tenho em casa, sabor de cada saquinho pra mim não faz diferença, pq jogo o tempero fora.
Bjs,
Paula.
http://objetosdetalhes.blogspot.com