domingo, 9 de março de 2008

Dieta do Tipo Metabólico

Cada dia surge uma novidade em relação a dietas.
Outro dia estava lendo sobre a dieta do tipo sanguíneo. Nossa! Não posso comer nada do que eu gosto.
Até brinquei com uns amigos para os quais eu repassei a dieta, que já tinha descoberto motivo de eu ter engordado 3 kg no Reveillon (já perdidos! :-)): a combinação de camarão e côco, cerveja, refrigerante.
Agora acabei de ler no jornal outra dieta: a do tipo metabólico. São 3 os tipos:
Tipo Proteína
Tem muito apetite e sente desejo por gordura e alimentos salgados. Não emagrece com dietas de baixa caloria e costuma ser muito energético ou deprimido. Em muitos casos, a comida serve como calmante.

Alimentos liberados: carne de boi, carneiro, frango, atum, salmão, ostras sardinha, iogurte, leite, queijo cottage, tofu, castanha de caju, castanha do pará, manteiga, óleos de coco e gergelim, ovos, azeite e sementes de girassol.
Alimentos que devem ser consumidos com moderação: arroz integral, cereais, macarrão, pães integrais, abóbora, brócolis, cogumelos, cenoura, berinjela, tomate, abacate, ameixa, morango, banana, maçã, melão, melancia, figo.
Alimentos que devem ser evitados: arroz branco, trigo e derivados, beterraba, batata, frutas cítricas, sucos de fruta e uva.

Tipo Carboidrato
Sente pouca fome ou costuma fazer vários lanchinhos ao longo do dia. Ao longo do dia, ingere muitos doces. Mesmo comendo pouco, tem dificuldade para controlar o peso porque o metabolismo é lento. Também pode ser viciado em cafeína.
Alimentos liberados: atum, bacalhau, blanquet de peru, peito de frango, peito de peru, robalo, truta, clara de ovo, queijo cottage, leite de soja, iogurte desnatado, arroz, milho, pães, trigo, amêndoas, azeite, nozes, abacaxi, ameixa, amora, banana, frutas cítrica, maçã, melão e pêra.
Alimentos que devem ser consumidos com moderação: alimentos salgados, carne vermelha, gema de ovo, peixes oleosos como salmão e sardinha, feijão, aveia, lentilha, brócolis, cenoura, couve-flor, espinafre e abacate.

Tipo Misto
Tem o apetite variável e gosta bastante de doces e carboidratos. Para alguém desse perfil, controlar o peso é fácil. Quando a saúde não vai bem, se cansa com facilidade e tem crises de ansiedade.
Alimentos liberados: todos os citados acima para os tipos proteína e carboidrato: carne de boi, carneiro, frango, atum, salmão, ostras sardinha, iogurte, leite, queijo cottage, tofu, castanha de caju, castanha do pará, manteiga, óleos de coco e gergelim, ovos, azeite, sementes de girassol, atum, bacalhau, blanquet de peru, peito de frango, peito de peru, robalo, truta, clara de ovo, queijo cottage, leite de soja, iogurte desnatado, arroz, milho, pães, trigo, amêndoas, azeite, nozes, abacaxi, ameixa, amora, banana, frutas cítrica, maçã, melão e pêra.
Alimentos que devem ser consumidos com moderação: os ricos em amido, como o arroz branco, a batata e massas.
Alimentos para evitar: sucos vegetais, cafeína, chocolate, chá preto, mel e alimentos ricos em glúten, que dificultam a digestão.
Acho que sou o tipo misto. O problema é que eu adoro tudo que está dizendo para evitar :-S Nunca fui muito de tomar café por causa do gosto que fica na boca depois. Mas ultimamente tenho tomado uns 2 de manha uns 2 de tarde no trabalho. Na verdade comecei a tomar porque fui a um endocrinologista e ele disse que era bom para acelerar o metabolismo. Bom... Acho que depois de ler essa dieta, vou dar uma maneirada...
O chocolate não tenho comido muito mesmo. Me enjoa se comer demais. Até o trakinas que eu gostava, não como mais tanto. Mas isso se deve a uma hepatite que tive em 2006...
Vou tentar evitar. Não custa nada ;-)

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