Páginas

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Mais homenzinho?

“Dentre essas diferenças biológicas, a testosterona, ou "hormônio masculino", se destaca. Níveis mais altos de testosterona em homens podem resultar em diferenças comportamentais e de aprendizado, e já foi demonstrado em outros trabalhos (que discutirei num futuro próximo) que a testosterona aumenta a motivação para competição e dominância, diminui a sensação de medo, e altera o equilíbrio entre a sensibilidade entre punição e recompensa. Prá completar, a testosterona também já foi associada a comportamentos tidos como de alto risco, como jogatina e abuso de álcool.”

(Fonte: http://scienceblogs.com.br/rnam/2009/09/mulheres_testosterona_e_ousadi.php)

Achei super interessante o que li nesse post, mas ao mesmo tempo fiquei um tanto preocupada: se hoje já sou um homenzinho no trabalho, imagina agora tomando o DHEA?!

Digamos que já faço parte de uma classe feminina diferente: fiz faculdade de exatas – Informática. Só aí já passei a ser apenas uns 80% menininha, porque menininha de verdade faz humanas, biomédicas ou moda.

Somando-se o fato que adoro carro grande e um bom chopinho gelado com a galera no boteco da esquina e de 70% dos meus contatos serem homens (isso é claro, devido a minha profissão de homenzinho).

Por aí, já virei apenas uns 51% menininha. Sim! Mais da metade né?! Até porque adoro ir pro salão fazer cabelo e unha, fazer massagem, ir às compras (apesar de quase não fazer isso por causa de grana) e, a parte mais legal, fofocar sobre a vida alheia! Quer coisa mais menininha do que falar da vida dos outros?

De qualquer maneira, achei bem legal a parte: “a testosterona aumenta a motivação para competição e dominância, diminui a sensação de medo, e altera o equilíbrio entre a sensibilidade entre punição e recompensa”. Isso se torna bem interessante profissionalmente falando. Acho que “empurra pra frente”…

Vamos ver. Hoje estou no 3º dia do DHEA. Como será que estarei ao final do mês?

E quanto ao Checklist do Bem-Estar :-)

  1. Estou me sentindo menos estressada? 3 \
  2. Estou mais paciente com os outros? 2
  3. Estou mais calma? 2
  4. Estou menos ansiosa? 4
  5. Estou me sentindo menos cansada? 2
  6. Estou me sentindo menos inchada? 2
  7. Me diverti com alguma coisa? 2
  8. Dormi bem? 2
  9. Como anda meu apetite sexual? 1
  10. Tenho sentindo menos fome? 4

Ontem realmente meu apetite ficou super controlado. Senti fome só antes de ir pra academia.

Porém o cansaço… As 23h já estava um bagaço. Meia noite estava na cama e apaguei. Dormi direto até as 5h45, quando acordei pois estava com muita dor nas pernas. Muita mesmo! E a dor parecia até a dor que sinto quando estou mestruada. Uma dor ardida, podemos dizer assim. Mas já acordei esperta, sem sono, sinal de que o sono foi de qualidade. Isso é ótimo! Porque estava realmente preocupada com os efeitos do Lipo 6 sob meu sono.

Hoje não malhei. Tinha almoço marcado há séculos! E caiu numa hora ótima, porque minhas pernas precisavam desse dia de folga. Amanha estarei firme e forte no transport again.

Por falar em almoço, dieta pro espaço parcialmente: japa + coca zero! Comi banana a milanesa com calda de chocolate. A noite preciso de suco de laranja pra compensar a falta de vitamina C.

Mas valeu a pena! Como sempre! Boas companhias são sempre benvindas :-)

2 comentários:

Liana disse...

Me identifiquei muito com vc. Criei meu blog hj. Parece q o q vc escreve, descreve exatamente o q estou vivendo. Um grande bj. Liana.
http://qualidadedevidaeequilibriosempre.blogspot.com/

mirian disse...

Oi,
Passei para conhecer seu cantinho,
Bjs.....