domingo, 18 de outubro de 2009

Da decisão à gravidez em 20 passos

bebe De um site de numerologia, acabei parando num site de bebês! Isso é mal sinal! rs Achei esse checklist bem interessante!

Da decisão à gravidez em 20 passos

Escrito para o BabyCenter Brasil

1. Vá a uma farmácia ou posto de saúde e comece a tomar ácido fólico

Será que é preciso mesmo? Não gosto de tomar nada que não conheça sem que tenha sido receitado por médico. De qualquer forma, preciso saber quanto tempo antes é necessário começar a tomar.

2. Pense duas vezes antes de cair na balada

Nesse quesito tenho estado bem. Bebido quase nada. Sem cigarro. Mas será que tem que cortar full a cervejinha mesmo em tempo de tentativas?

3. Diminua o cafezinho sagrado de todo dia

Isso ai eu achei bem interessante! Sempre tomei café pela manhã, mas como estou vetada de tomar leite, não o tenho tomado. O café da empresa quase não tomo mais. Comprei o adoçante Stevia, que é ruim demais rs Ai peco até a vontade de tomar o café, visto que ele já é ruim demais e com esse adoçante… Ninguém merece! rs

Mas quando não malho e saio para almoçar com o pessoal, a gente sempre passa num café, normalmente na Kopenhagen e toma um expresso delicioso!

E quanto aos refrigerantes e chás? Aff! Se depender disso estou frita! Refri rola quase sempre. E o inimigo numero 1: Coca-Cola. Amo! E chá, tomo todo dia de manhã o chá verde e sempre que posso tomo mate, na rua e em casa. Mate daqueles feitos, não gosto de mate leão de copinho. Acho péssimo!

Como cortar total refri, café e chá? Ai meu Deus!

E fora que ainda tomo o Lipo-6 pra perder gordura que é cafeína pura. Ou seja, não posso nem pensar em engravidar agora!

E pior: estou com deficiência de ferro. Estou tomando um comprimido que a dermatologista receitou e nele tem ferro também: 20mg.

E por falar nesses comprimidos… Neles também tem 5000 UI de vitamina A. No item 1, diz que essa vitamina pode ser prejudicial ao feto.

Estou confusa agora! rs

4. Tente se aproximar do seu peso ideal

Bom isso eu estou correndo atrás. Mas estou fazendo muito esforço, com corrida e musculação, e ainda tomando o Lipo-6. Ou seja, nem pensar em engravidar agora!

Tenho ainda mais um mês e pouquinho do Lipo-6. Isso é mais ou menos o grande marco: meus 30 anos. Pode ser então que a partir daí eu pare com ele e fique apenas malhando. E quando eu resolver começar a tentar, lá por abril, eu diminua ou mude a minha atividade física.

5. Encha a geladeira de comida saudável

O que fazer com as pizzas? rs Tá bom, tá bom… Essas eu sei que já deveriam estar fora da dieta há séculos!

6. Monte e siga seu programa de exercícios

Opa! Posso então continuar com minha musculação! De repente, só trocar a corrida por caminhada ou transport. Fiquei feliz agora!

Tenho vontade de fazer hidroginástica e pilates há séculos. Acho que o dia que eu engravidar, vai ser a deixa pra tomar coragem e fazer os dois. Nunca fiz hidro por conta do cabelo e nunca fiz pilates porque acho caroooo. Mas terei uma ótima desculpa não?

7. Vá ao dentista

Estou em dia :-) Tem nem 2 semanas que recebi “altar” do meu dentista.

8. Pesquise um pouco o histórico médico da sua família

Vou procurar saber!

9. Marque uma consulta com o ginecologista

Ai está um grande problema: estou sem médico. Quando acho, ele para de aceitar meu plano. Aceitando indicações no Rio e em Niterói.

10. Observe seu corpo para descobrir quando está ovulando

Isso é uma coisa estranha. Sei exatamente quando estou ovulando, pois sinto uma dor chata no lado direito da barriga. Porém, acreditava que o dia da ovulação seria Aquele Dia. Mas como sinto dor, não tenho vontade de fazer nada. Já fui ao ginecologista e, segundo ele, é normal e fazendo os exames não foi visto nada. Estranho não?

11. Informe-se sobre seu plano de saúde ou pré-natal público

Apesar de morar em Niterói, já sei que terei que ter filho na Perinatal de Laranjeiras assim como 90% das meninas lá da empresa. Segundo elas, é o melhor lugar. Segundo um dos médicos que fui, a Perinatal é um dos poucos hospitais que aceitam parto pelo Gama Saúde, meu plano. Estava tensa em ter que ter lá e, sabe-se lá, vai que eu pego um engarrafamento na ponte… Mas as meninas disseram que do momento que descobre que o bebe vai nascer até a hora de nascer de fato, dá tempo pra atravessar a ponte sim! Com segurança. Tomara!

12. Faça as contas e programe sua vida financeira

O X da questão. Mas isso é papo pra outro post.

13. Planeje seu espaço físico

Aqui em casa teremos que escolher entre acabar com o escritório ou com a sala de TV. Vai ser uma escolha difícil…

Mas também tem a outra alternativa: mudarmos de casa. Onde moramos, apesar de ser super bem localizado, é muito barulhento e não tem área de lazer no prédio, só na rua. Então a mudança é algo que está no páreo.

14. Organize seus sentimentos e sua saúde mental

Merece um post.

15. Proteja sua saúde e evite infecções

Como não tomar remédios? Tomo vacina de alergia, budecort de manhã e de noite, dorflex as vezes e neosaldina quando tenho dor de cabeça. Complicado demais.

16. Pense bem

Com certeza um outro post:

- Vocês dois estão no mesmo barco nessa história de ter um bebê?
- Se vocês têm diferenças de religião, já discutiram como isso vai afetar a criança?
- Você pensou em como vai conciliar o trabalho e os cuidados com a criança?
- Vocês estão dispostos a abrir mão da vida despreocupada e de "luxos" como dormir até mais tarde no fim de semana?

17. Conte a notícia para um(a) amigo(a)

Beleza!

18. Apimente sua relação

É pra já! Ou melhor: é pra ontem! rs

19. Pare de usar seu método anticoncepcional

Já parei desde jan/08, por conta de alguns problemas hormonais. Então estou no lucro. Teoricamente…

20. Divirta-se e aproveite a vida despreocupada sem filhos

Acabo de receber uma intimação de uma amiga: Carnaval Salvador 2010. Será que marido vai querer ir? Se Deus quiser, sim! :-)

5 comentários:

Liana disse...

Oi querida,
Realmente essas dicas são preciosas para quem está pensando em ter um filho.
Sobre o ácido fólico, a minha ginecologista receitou e fiz uns exames -deu anemia(é que fui consultar prá dizer prá ela q estava pensando em engravidar).

Ter um filho é uma experiência maravilhosa. Hoje, sou uma pessoa melhor e mais feliz, mais completa.

Mas tbem muda a vida da gente do avesso: as principais mudanças q senti foram em relação ao meu sono(não se dorme mais nem na hora q se quer nem na quantidade q ser quer), meu tempo (de ir na academia, fazer unhas, cabelo, essas coisas) e a relação com meu marido (não somos mais prioridade e o cansaço não deixa a gente namorar como antes.)

Liza disse...

Tá se animando? bjs.

Isabela Sady disse...

Thais,

Copiei seu post lá no meu.
beijos

Marcia Farias disse...

Thais, adorei teu post..Muitas coisas são verdadeiras..A gente muda, mas para melhor....Eu cortei refri da minha vida a 5 anos...vivo sem stress...café, tomo descafeinado...álcool, por causa do meu antivonvulsivante, me acostumei a tomar beeem pouco... hehehehe Para mim foi relax...
E te digo...dependendo do baby, a gente consegue dormir até tarde sim...peça para nós..hehehe

tu vais estar a mil qdo decidires engravidar mesmo..

kisses

Marcia

SECRETARIA ESCOLAR disse...

Amei o post. Mas não pretendo engravidar tao cedo...
Vi nos seus email pelo clube das esposas que tem uma beagle.
Tem planos para ela, de faze-la gerar filhotes?
Eu gostaria de ter uma beagle...
Graziele Tobias