Páginas

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Mais homenzinho?

“Dentre essas diferenças biológicas, a testosterona, ou "hormônio masculino", se destaca. Níveis mais altos de testosterona em homens podem resultar em diferenças comportamentais e de aprendizado, e já foi demonstrado em outros trabalhos (que discutirei num futuro próximo) que a testosterona aumenta a motivação para competição e dominância, diminui a sensação de medo, e altera o equilíbrio entre a sensibilidade entre punição e recompensa. Prá completar, a testosterona também já foi associada a comportamentos tidos como de alto risco, como jogatina e abuso de álcool.”

(Fonte: http://scienceblogs.com.br/rnam/2009/09/mulheres_testosterona_e_ousadi.php)

Achei super interessante o que li nesse post, mas ao mesmo tempo fiquei um tanto preocupada: se hoje já sou um homenzinho no trabalho, imagina agora tomando o DHEA?!

Digamos que já faço parte de uma classe feminina diferente: fiz faculdade de exatas – Informática. Só aí já passei a ser apenas uns 80% menininha, porque menininha de verdade faz humanas, biomédicas ou moda.

Somando-se o fato que adoro carro grande e um bom chopinho gelado com a galera no boteco da esquina e de 70% dos meus contatos serem homens (isso é claro, devido a minha profissão de homenzinho).

Por aí, já virei apenas uns 51% menininha. Sim! Mais da metade né?! Até porque adoro ir pro salão fazer cabelo e unha, fazer massagem, ir às compras (apesar de quase não fazer isso por causa de grana) e, a parte mais legal, fofocar sobre a vida alheia! Quer coisa mais menininha do que falar da vida dos outros?

De qualquer maneira, achei bem legal a parte: “a testosterona aumenta a motivação para competição e dominância, diminui a sensação de medo, e altera o equilíbrio entre a sensibilidade entre punição e recompensa”. Isso se torna bem interessante profissionalmente falando. Acho que “empurra pra frente”…

Vamos ver. Hoje estou no 3º dia do DHEA. Como será que estarei ao final do mês?

E quanto ao Checklist do Bem-Estar :-)

  1. Estou me sentindo menos estressada? 3 \
  2. Estou mais paciente com os outros? 2
  3. Estou mais calma? 2
  4. Estou menos ansiosa? 4
  5. Estou me sentindo menos cansada? 2
  6. Estou me sentindo menos inchada? 2
  7. Me diverti com alguma coisa? 2
  8. Dormi bem? 2
  9. Como anda meu apetite sexual? 1
  10. Tenho sentindo menos fome? 4

Ontem realmente meu apetite ficou super controlado. Senti fome só antes de ir pra academia.

Porém o cansaço… As 23h já estava um bagaço. Meia noite estava na cama e apaguei. Dormi direto até as 5h45, quando acordei pois estava com muita dor nas pernas. Muita mesmo! E a dor parecia até a dor que sinto quando estou mestruada. Uma dor ardida, podemos dizer assim. Mas já acordei esperta, sem sono, sinal de que o sono foi de qualidade. Isso é ótimo! Porque estava realmente preocupada com os efeitos do Lipo 6 sob meu sono.

Hoje não malhei. Tinha almoço marcado há séculos! E caiu numa hora ótima, porque minhas pernas precisavam desse dia de folga. Amanha estarei firme e forte no transport again.

Por falar em almoço, dieta pro espaço parcialmente: japa + coca zero! Comi banana a milanesa com calda de chocolate. A noite preciso de suco de laranja pra compensar a falta de vitamina C.

Mas valeu a pena! Como sempre! Boas companhias são sempre benvindas :-)

Disposição e Sono?

E não é que dormi numa boa essa noite? Mesmo com todos os suplementos, cafeína em excesso, dormi muito bem essa noite. Tudo bem que contei com a ajuda do ar condicionado: o barulhinho do ar mascara o barulho da rua, quase some. Bom demais! Mas também com o calor que estava ontem, nada mais justo.

Diferentemente da segunda, que estava quase apática, de tão lentinha, ontem eu estava tranquila, nem agitada, nem lenta. Ideal! Já hoje, acordei na maior disposição, toda animada e de repente, bate aquela lombeira e surge uma voz ah lá Tarso rs: “você está cansadinha de ontem, não precisa ir malhar hoje.”. Mas eis que surge uma voz bem mais forte e diz: “como assim? Só malhou um dia! Vai malhar sim!” E fui! E agora estou me sentindo ótima por ter ido.

20 minutos de transport + 10 minutos de bike + uns exercícios aleatórios + abdominais. Hoje já me senti mais forte que ontem, com mais disposição. Mesmo assim, tudo continua extremamente pesado, fazendo com que eu diminua os pesos absurdamente. Quem mandou ficar 3 meses fora da academia?

A alimentação está parecendo legal. Ontem tive o primeiro deslize: teve festinha de aniversariante do mês e acabei comendo 4 salgadinhos e 1 fatia de torta de chocolate, que acabou substituindo o lanche da tarde. A parte legal é que só senti fome antes do almoço. Hoje não senti fome nem antes do almoço. Entenda-se antes do almoço, o horário de 11h as 14h, com academia de 12h as 13h30.

Uma coisa que notei ontem, foi 3 idas ao banheiro ainda pela manhã. Acho que foi meu organismo tentando se acostumar com o Lipo 6. Hoje não aconteceu a mesma coisa.

Resolvi criar um checklist pra ter noção da evolução junto aos suplementos e florais. O 1 é Não, o ruim, o pouco ou nada. O 5 é o Sim, o excelente, muito, bastante.

1) Estou me sentindo menos estressada? 3
2) Estou mais paciente com os outros? 2
3) Estou mais calma? 3
4) Estou menos ansiosa? 4
5) Estou me sentindo menos cansada? 4
6) Estou me sentindo menos inchada? 2
7) Me diverti com alguma coisa? 1
8) Dormi bem? 4
9) Como anda meu apetite sexual? 1

Espero que tudo evolua para 5 :-)

Seguem outras descrições de outros florais que estou tomando. Os dois últimos são os mais legais… (!!)

 Chamomile

Equilíbrio e maturidade ao lidar com as próprias emoções. Para quando a pessoa tende  a ter muita variação de humor: num minuto está alegre e no segundo seguinte está vivenciando uma tempestade interior. Ensina a regular, harmonizar e serenar a vida emocional. Excelente para crianças pequenas ou para quem age como criança emocionalmente, muito boa para insônia quando for causada pelo stress emocional. A Chamomile estabiliza as emoções.

Hibiscus

Exuberante expressão de vida abrindo-se plena para o sol. É uma planta tão amiga do calor exuberante que seus botões permanecem fechados nos dias mais nublados e escuros. As flores vermelhas desta espécie, originária da Ásia tropical, são para todos uma imagem relacionada às férias de verão, aos paraísos tropicais. Sua essência nos ajuda a soltar nossa exuberância, numa expressão calorosa e ardorosa, tanto no amor físico e em nossa sensualidade como na vida em geral.

(Fonte: http://www.essenciasflorais.com.br)

Hibiscus

Se a relação sexual está fria, faltando calor e vitalidade, este floral traz de volta a paixão física e o afeto. Desperta também a sensualidade que integra corpo e alma. Indicado quando há desinteresse pelo sexo, pois elimina a apatia. É também afrodisíaco e traz criatividade à relação íntima.

Lady's Slipper

Para a exaustão nervosa que gera esgotamento na vida sexual. O floral atua como um tônico para que a pessoa se sinta revitalizada e de novo interessada no sexo.

(Fonte: http://www.personare.com.br)

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Eu, os Florais, minha Nova Dieta e, enfim, Malhando!

Ontem tomei religiosamente os florais. Praticamente de 3 em 3 horas, 4 gotas, 6x ao dia, debaixo da língua.

Não sei se era porque era segunda ou por conta dos florais, mas foi um dia pacato, lento e um tanto sonolento. Melhor: devagar quase parando. Dormi que foi uma beleza.

Porém não sei se hoje tudo correrá da mesma maneira que ontem… Comecei hoje a nova dieta.

Mudamos a colação, o lanche da tarde e a ceia. Antes a colação era pra ser Ades, mas eu comia fruta, o lanche da tarde era sanduíche de pão integral com queijo ou peito de peru e uma fruta e a ceia era Ades, mas como eu chegava em casa tarde, acaba não fazendo a ceia, só jantava. Agora tomarei Whey Protein com água (muito ruim o de baunilha com água!) na colação e na ceia e no lanche da tarde será Activia com 2 colheres de aveia e mais uma fruta.

E os suplementos mudaram também. Antes (até o final do ano passado), eu tomava no café da manhã 1 Thermo Pro e 1 Reduce Now, antes de malhar 2 BCAA, depois do almoço (e consequentemente depois de malhar) 1 Thermo Pro e 1 Reduce Now e no jantar 1 Reduce Now. Agora tomarei ao acordar 1 Lipo 6, no café 1 DHEA, na colação o Whey Protein, antes do lanche da tarde 1 Lipo 6 e na ceia o Whey Protein de novo. O médico prescreveu tomar o Lipo 6 no jantar, mas como tem cafeína, vou usá-lo a tarde para não ter problema com o sono. Então vou dar uma intervalo de 8 horas entre 1 e outro: o 1º as 7h + ou – e o 2º as 15h.

Pra quem não conhece:

  • Thermo Pro – termogênico (acelera o metabolismo, aumenta a termogênese e causa drástica diminuição do apetite)
  • Reduce Now e Lipo 6 – queimadores de gordura
  • BCAA e Whey Protein – ajudam na manutenção e o crescimento dos músculos, além de evitar a fadiga.
  • DHEA – reposição hormonal (hormônio DHEA)

Voltei hoje também para a academia. Depois de 3 meses sem malhar (fui 5 vezes na academia lá perto de casa, mas não deu certo de novo).

Me senti A Fraca das Fracas! 20 minutinhos de transport + uns exercícios pingados pois estou sem as séries ainda. Mas já deu pra ver como estou fraquinha e terei que começar do zero! A avaliação só será feita na terça que vem. Enquanto isso, vou fazendo aeróbico e abdominais e alguns exercícios pra perna.

Não estou morrendo agora. Mas vamos ver como será até o final do dia.

 

Seguindo o post de ontem, seguem as indicações de outros florais que estou tomando. Essas descrições peguei de um site diferente. Achei interessante.

Impatiens

É o floral indicado para quem está impaciente, nervoso, irrita-se com facilidade. Os tipos Impatiens têm muita pressa, são pessoas rápidas em tudo que fazem, porém são tensas.  Têm explosões curtas de raiva e não suportam a lentidão dos outros.

Exemplos de situações em que são indicados:

  • Para bebês agitados, que não conseguem dormir ou comer
  • Impaciente, não consegue parar, precisa de movimento
  • Qualquer contratempo gera irritação
  • Não consegue suportar o ritmo da outra pessoa: completa a frase, termina a tarefa
  • Prefere fazer as coisas sozinho por não suportar o ritmo dos outros

Mensagem: Conviva em harmonia com os outros, agindo com gentileza, paz e calma

Elm

Elm é a essência para aquelas pessoas capazes, que estão em crise por achar que estão sobrecarregadas e exaustas. Frente ao excesso de pressão ou responsabilidade, ele se atrapalha e acredita que é humanamente impossível dar conta de suas obrigações.

Exemplos de situações em que é recomendado:

  • No clímax de projetos importantes, quando parece que nada vai dar certo
  • Quando os problemas parecem vir de todos os lados: trabalho, família, finanças, saúde

Mensagem: Confie em si e no Universo e descubra como resolver tudo com tranqüilidade.

Olive

Após um longo período de esforço, esgotou sua reserva de vitalidade, de energia. Está muito cansado física e mentalmente, podendo até chegar às lágrimas. Qualquer coisa parece muito difícil.

Exemplos de situações em que é recomendado:

  • Esgotamento após uma longa doença
  • Fadiga por excesso de trabalho ou esforço desmedido
  • Não se diverte
  • Está se preparando para exames
  • Envolvimento com trabalho mental intrincado e pesado
  • Períodos de convalescença

Mensagem: Resgata a vitalidade, restaura a energia. Readquire a paz interior, a harmonia, o equilíbrio e o interesse mesmo em situações que seja forçado a permanecer inativo.

Wild Rose

“Tanto Faz” é a atitude constante. Seres conformados com tudo, limitam-se a passar pela vida, aceitando-a como ela é, sem se esforçar por melhorar as coisas ou encontrar alegria.

Exemplos de situações em que é recomendado:

  • Resignação frente a uma doença
  • Conforma-se com um trabalho que não gosta
  • Acostumado à infelicidade
  • Apatia
  • Falta de ambição
  • Não gosta de mudanças

Mensagem: Reative o gosto pela vida e ganhe de volta a vitalidade necessária para navegar com entusiasmo e felicidade.

(Fonte: http://www.disqfloral.com.br)